Sobre a Revista

O Boletim do Observatório Saúde e Migração (Boletim OSM) é o instrumento de divulgação de discussões sobre as interfaces possíveis entre migração e saúde, e sobre a saúde dos e das migrantes, além de seus impactos na vida de migrantes em vários contextos nacionais. São textos de caráter sintético e que exploram questões relevantes relacionadas às múltiplas dimensões possíveis do entrecruzamento entre migração e saúde.

ORIENTAÇÕES PARA AUTORAS(ES)

O que publicamos?

Relatos de pesquisa com reflexões realizadas a partir de dados coletados por pesquisadoras(es), artigos originais que contenham análise teórica ou empírica envolvendo os temas da migração e da saúde e todos outros que os tangenciem e atravessem, e relatos de experiência de situações graves envolvendo migrantes e políticas de saúde, práticas terapêuticas, ações e eventos de violações de direitos humanos. O Boletim OSM tem a intenção de fornecer informações para o público geral sobre a situação da saúde de migrantes no Brasil e em outros países.

Qual o formato do texto a ser enviado?

O texto deve ter entre 2000 e 3000 palavras. Deve conter o mínimo de citações possível e não deve utilizar notas de rodapé, nem de fim. Deve ser formatado em formato word ou libreoffice, em Times New Roman, 12, espaço 1,5. Sem formatações para títulos. O texto não deve conter qualquer indicação de autoria.

As contribuições podem ser enviadas em quais línguas?

São aceitas contribuições em português, inglês, francês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, aymará, quéchua e lingala. As contribuições em línguas que não sejam o português serão traduzidas, quando necessário, pela equipe de pesquisadores do OSM ou colaboradores externos para possibilitar a avaliação pelo Conselho Científico do OSM. Sua publicação, caso aprovada, se dará na língua original em que a contribuição foi enviada e em português.

Como o texto é avaliado?

O texto receberá pareceres de membros da equipe de pesquisadoras (es) e do Conselho Científico do OSM, e poderão ser aprovados integralmente, aprovados com sugestões de mudanças, aprovados sob condição de mudança ou negados.

Como submeto um texto?

Por meio do formulário de submissão que consta neste site.

Quais os formatos de citação e bibliografia?

- As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (relato de pesquisa, relato de experiência), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [BECKER, Howard. Outsiders- Estudos de Sociologia do DesvioRio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008 (1963)].

CAPÍTULO DE LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [HONNETH, Axel. Teoria Crítica. In: GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan. (Orgs.) Teoria Social Hoje. São Paulo, Editora UNESP, 1999, pp. 503-552.]

ARTIGOS EM REVISTAS – sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, volume (v.), número (n.) ano, páginas. [SILVA, Maria Aparecida de Moraes. A cultura na esteira do tempo. São Paulo em Perspectiva. São Paulo,  v. 15,  n. 3, Julho 2001, pp. 102-112.]

DISSERTAÇÃO E TESES – sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. [BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. A Pedagogia do Sexo em O Ateneu: o dispositivo de sexualidade no internato da "fina flor da mocidade brasileira". Dissertação de mestrado, Sociologia, UFSCar, 2009.]

Qual a peridiocidade do Boletim OSM?

O Boletim é publicado semestralmente em fluxo contínuo. Isso significa que todos os textos aprovados em um semestre serão parte do mesmo volume e serão publicados a medida que forem sendo aprovados. Ao fim de um ano, todos os textos publicados irão compor uma publicação única do Observatório Saúde e Migração.